Dirigentes do Sinaenco se reúnem em São Paulo

Nos dias 25 e 26/04, dirigentes de todas as regionais do Sinaenco se uniram à diretoria nacional para discutir assuntos relativos à entidade e ao setor de A&EC. O Vice-presidente de Gestão e Assuntos Institucionais do Sinaenco-MG, Elielson Seabra, representou a regional no encontro.

Entre os temas tratados, estiveram as principais ações da entidade em defesa do interesse de suas empresas filiadas e associadas, entre elas ações judiciais para discutir o aumento do grau RAT (Riscos Ambientais do Trabalho) para 3% (risco grave) no setor e ainda contra as notificações que SESI/SENAI têm feito junto a nossas empresas.  A atuação do Sinaenco junto aos órgãos e contratantes públicos para combater licitações predatórias e tratar assuntos como o PL 1.292/95 também foi destaque no encontro.

Outro tema atualmente em evidência no Sinaenco é a plataforma BIM. A entidade fomentou alguns eventos em São Paulo entre 2018 e 2019, com palestrantes nacionais e internacionais de renome. As associadas têm acesso, ainda, a convênios com fornecedores, num projeto de disseminação da plataforma entre nossas empresas. Em MG, junto ao CBIM-MG, a regional também tem investido no assunto, como mostra outra matéria desta edição (http://sinaencomg.com.br/plataforma-bim-avanca-em-mg/).

Em relação ao funcionamento da entidade, a maior preocupação dos atuais dirigentes, que se dedicam voluntariamente a suas atividades no sindicato, é com a queda de receita nos últimos dois anos, que ameaça seriamente o funcionamento do Sinaenco e compromete verbas usadas, por exemplo, para ingressar com ações coletivas e impugnar editais. O Sinaenco vem enxugando seus gastos desde a aprovação da Reforma Trabalhista, mas precisa que as empresas do setor entendam que é necessário continuar com o apoio financeiro para que a entidade mantenha sua atuação em diversas frentes de trabalho, entre elas a negociação de convenções coletivas em todo os país. Apenas juntos, podemos reunir a força necessária para lutar por um ambiente em que a arquitetura e a engenharia consultiva voltem a ser valorizadas.

Written by

No Comments Yet.

Leave your comment